História:

HÁ QUASE UM SÉCULO...
Dá pra imaginar que um time de futebol se transformaria em uma associação tão tradicional, moderna e preparada como a Adesbam ?

1912 - A paixão pelo futebol motivou um grupo de funcionários do Banco Nacional do Comércio (Banmércio) a fundar uma associação esportiva. As partidas, reunindo funcionários e familiares, ocorriam durante piqueniques e churrascos na zona sul de Porto Alegre. Gostaram tanto do local e da convivência que logo compraram sua primeira sede social, às margens do Guaíba, um dos símbolos da capital gaúcha. É este local que abriga desde então o CL P.Alegre.

1948 - O nome ADESBAN é usado pela primeira vez para designar a Associação Desportiva e Social Banmércio.

1959 - As dependências do CL Porto Alegre são doados à associação pelo Banco Nacional do Comércio gestão 1959/61.

1961 - Inauguração do Salão de Festas do CL Porto Alegre.

1972 - O Banmércio se funde ao Sulbanco e ao Banco da Província, dando origem ao Sulbrasileiro. A associação muda seu nome para ADESUL e amplia significativamente o número de associados.

1980 - Inauguração do Ginásio Poliesportivo "João Borges da Costa" no CL P.Alegre.

1986 - Com a criação do Banco Meridional, a associação volta a se chamar ADESBAM, só que agora com um "M" no final.

1993/94/95 - São adquiridas, respectivamente, as sedes de Torres, Itanhaém (litoral de São Paulo) e Cachoeira do Bom Jesus (litoral de Santa Catarina).

1998 - Inauguração do Galpão Crioulo, sede do DTG "12 de Outubro", no CL P.Alegre.

2000 - A sede da Tristeza, em Porto Alegre, ganha um complexo de piscinas dotado de toboágua, vestiários e quiosque de alimentação.

2001 - Inauguração da academia de ginástica no CL Porto Alegre. Ampliação do CL Itanhaém com a aquisição de mais chalés. E a Adesbam recebe o Prêmio "Competência", na categoria Associações, promovido pela Lester Comunicação e Marketing, empresa que atua junto a clubes e entidades gaúchas.

2004 - Convênio com a Associação Banestado, possibilitando aos associados da Adesbam usufruirem da sede em Colombo (a 18km de Curitiba), em Foz do Iguaçú e em Porto Rico (às margens do Rio Paraná), todas no Estado do Paraná.

2005 - Convênio com a ABANERJ, possibilitando aos associados da Adesbam usufruirem da sede em Jacarepaguá e na Região dos Lagos, ambas no Rio de Janeiro/RJ. E primeiras eleições diretas na Adesbam, quando os associados escolheram os novos membros da Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo pelo voto direto.

2007 - Inauguração do novo complexo de lazer no CL Porto Alegre, composto por piscina semi-olímpica, sauna, vestiários e bar à beira da piscina, além da reforma do Galpão Crioulo que agora conta com vedação acústica.

... - Em quase um século de história, a ADESBAM continua forte e fiel ao princípio dos seus fundadores e de todos aqueles que ajudaram a fazer dela a grande entidade que é hoje, merecidamente reconhecida como referência entre clubes e associações. Seu desafio permanente é proporcionar lazer nas áreas social, esportiva e cultural, além de variadas opções de benefícios aos seus associados.